sexta-feira, 18 de março de 2011

Ditadura da Beleza.

Esse também é um texto sério, e de um problema que afeta ainda mais a nossa faixa etária.
Vamos lá:

Esse é uma das primeiras ditaduras a serem formadas. Os padrões de beleza mudam de acordo com a época, mas as mulheres sempre foram submetidas a padrões cuja maioria de sua população não consegue alcançar. Ditar padrões de como os corpos deveriam ou não ser não foi uma coisa que surgiu junto com as gerações mais recentes, mas é uma coisa que tem se agravado e trazido problemas sérios para saúde.
Problemas como distúrbios alimentares, depressão e autoestima baixa vêm acontecendo cada vez mais cedo. Muitas vezes crianças que não tem noção de seu corpo já sofrem com esses padrões inatingíveis. Padrões esses que nos cercam, na TV, nas revistas, nos outdoors, no cinema. Ou seja, lugares que tem atenção e no caso das revistas, televisão e cinema são mídias formadoras de opinião, principalmente em mentes frágeis e persuasíveis como as das adolescentes.
O que vemos são corpos magros, curvas perfeitas, sorrisos lindos, cabelos impecáveis, roupas diferentes entre tantas outras coisas. Esses padrões não se limitam apenas a meninas ou mulheres, mas ultimamente também tem afetado muito o público masculino. Seus padrões são menos extremos do que os das mulheres, mas também são absurdos.
É claro que a vaidade e o cuidar do corpo são importantes e saudáveis, o problema vem quando isso começa a se tornar excessivo.
Essas pessoas estão tão fissuradas em sua aparência que param de pensar em seu interior, sua inteligência, sua personalidade e suas qualidades que vão muito além do que simplesmente beleza física. Muitas vezes acabam ate se tornando feias, como por exemplo meninas anorexias que viram verdadeiros gravetos humanos, ou pessoas de mais velhas que apelam e abusam tanto de plásticas e cirurgias se tornam artificiais e parecem ser feitas de plástico esticado demais.
Beleza física não se perpetua, com o passar do tempo ela se perde e por mais que você se esforce vai acabar envelhecendo. Muitas vezes o próprio envelhecimento é a causa do desespero com busca de cirurgias e de malhação exagerada. Isso pode trazer problemas muito sérios a saúde de seu corpo. A não aceitação da natureza de envelhecer torna a beleza ainda mais idealizada e essa idealização de corpos perfeitos quase não sai da teoria. Uma parcela realmente muito pequena da população consegue atingir esses padrões, mas isso acontece por que seus corpos, sua genética propicia essa facilidade em se manter.
Rugas, espinhas, cabelos, sobrancelhas, barrigas, flacidez (...). Tudo isso é inaceitável para essa ditadura, mas é o que mais acontece. Nem todos têm o mesmo tipo de corpo, nem o mesmo tipo de cabelo, mas podem ficar bonitos de formas diferentes. Devemos usar roupas com as quais nos sentimos bem, que valorizem o que temos de bom, e ao mesmo tempo não nos esquecermos de nosso intelecto. Esse, aliás, que nos diferencia dos demais seres vivos e que nos torna supostamente superiores. Por que somos diferentes e temos a capacidade por meio do intelecto de aceitar essas diferenças.
obrigada.
believe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Blogroll

About

Blogger templates

Blogger news